Quando se fala em construir uma marca forte, é comum pensar em um logo incrível ou um slogan que grude na mente das pessoas. Entretanto, uma marca forte vai muito além disso: é sobre estratégia, conexão e, claro, proteção. É o que alerta a especialista em branding Dayane Nascimento, da Cartê Marketing.

 

A convite da Intelivo, Dayane compartilhou três dicas para tornar sua marca inesquecível. Confira!

 

1. Seja coerente

 

A base de uma marca forte é a coerência. Isso significa ser verdadeiro com quem você é, o que oferece e como se comunica como público. Prometeu? Cumpra! Quando uma marca não mantém sua essência, ela perde a confiança das pessoas – e, convenhamos, sem confiança não há negócio que sobreviva.

 

Quer um exemplo? Se sua empresa preza pela sustentabilidade, essa verdade precisa ser refletida em ações concretas, como processos de produção sustentáveis, embalagens ecológicas e comunicação alinhada a esse propósito. Não se trata de discursos bonitos. A coerência concretiza valores em prática, e o público percebe isso.

 

2. Seja consistente

 

Não basta ser coerente em um único momento, é preciso repetir isso sempre. A consistência reforça sua identidade, faz com que sua marca seja lembrada e constrói uma base sólida de confiança.

 

Difícil depositar suas fichas em uma marca que constantemente muda de discurso ou apresenta mensagens desalinhadas, certo? Por isso, é indispensável manter sua essência em todos os pontos de contato – seja no site, redes sociais ou atendimento ao cliente.

 

Vale destacar que ser coerente facilita a consistência. Quando você sabe quem é e o que entrega, manter isso ao longo do tempo e nos diferentes canais de comunicação se torna natural.

 

3. Seja relevante

 

Por fim, mas não menos importante, Dayane reforça que uma marca forte precisa ser relevante. Ou seja, entender o que é importante para o seu público e se posicionar de forma significativa na vida das pessoas. Marcas relevantes não vendem apenas produtos ou serviços. Elas resolvem problemas, criam experiências e se conectam emocionalmente com o consumidor.

 

Por que proteger sua marca é tão importante quanto fortalecê-la?

 

Uma marca forte só é realmente poderosa quando está protegida legalmente. Sem o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), você corre o risco de perder tudo o que construiu para os correntes ou até mesmo oportunistas. A Intelivo é especialista em registro e proteção de marcas e pode te ajudar a torná-la ainda mais forte, relevante e segura.

 

A força está nos detalhes

 

Construir uma marca forte é um trabalho contínuo que exige coerência, consistência e relevância. Afinal, não existe apenas um “logo bonito” ou “slogan criativo”. Existe uma marca que expressa sua verdade deforma clara e criativa. E isso, sim, é forte de verdade.

 

Agora, diz aí: sua marca tem sido verdadeira com quem ela é? Se a resposta é "não sei" ou "talvez", é hora de repensar. Comece hoje mesmo a aplicar essas dicas da Cartê Marketing, e entre em contato com a Intelivo para entender como fortalecer e proteger sua marca deforma estratégica.