Marcas não se transformam da noite para o dia. Elas evoluem através de comprometimento, planejamento e, muitas vezes, de parcerias estratégicas que fazem a diferença. A jornada da Domínio Marcas e Patentes para se tornar a Intelivo Ativos Intelectuais é um exemplo disso e muito dessa transformação se deve ao trabalho incansável de Natália Tenuta, da NTW Comunicação.

Tudo começou em 25 de março de 2019, quando Natália enviou um e-mail para a Domínio, oferecendo seus serviços aos clientes da empresa. Esse primeiro contato foi uma semente plantada, oferecendo uma visão criativa e estratégica que atraiu a atenção da Cristhiane Athayde, diretora da Domínio, hoje Intelivo. Era o começo de uma relação que, tempos depois, se revelaria fundamental para a transformação da marca. 

Imersão profunda e análise estratégica

Anos se passaram, mas a conexão entre Natália e a Domínio permaneceu forte. Em 7 de fevereiro de 2023, Natália surpreendeu novamente com uma proposta criativa e ousada para Cristhiane. Ela enviou um PowerPoint convidando virtualmente para um cafezinho, onde, em vídeo pré-gravado, explicou todos os detalhes do projeto de imersão e branding.

A partir daí, iniciou uma imersão detalhada na Domínio. Seu objetivo? Entender a essência da empresa e preparar o terreno para uma grande mudança. Com empatia, ela mergulhou na história da Domínio, analisando suas raízes, valores e missão. Natália desbravou os gargalos, possíveis pontos de melhoria, concorrência e, claro, novas oportunidades de negócio.

Planejamento e transformação através da visão

A apresentação final de Natália em julho de 2023 não foi apenas uma revisão de planejamento. Foi um convite a olhar para o futuro com novos olhos e traçar novos horizontes estratégicos de inovação. Ela instigou a Domínio a comunicar seus valores essenciais, pensar fora da caixa e fazer mudanças estruturais profundas. Entre os presentes na plateia estavam Gustavo Vandoni, sócio-proprietário da FCS Comunicação, e Fernanda Campos, superintendente da Fiemt e IEL-MT, aos quais agradecemos pela presença e apoio.

A visão de Natália incluía não só um novo nome e identidade visual, mas também a reestruturação interna. Ela aconselhou a Domínio a investir em um novo espaço, focado no experiencial e social, e a reavaliar seus processos e cultura interna. Inclusive, estruturou um organograma com ações estratégicas para o futuro. Sua análise detalhada dos stakeholders revelou a importância de entender todos os ecossistemas envolvidos.

Novas conexões e fortalecimento de redes

Natália não se limitou a analisar dados. Ela conectou a Domínio a novos talentos e parceiros estratégicos, como comunicadores, influenciadores e tomadores de decisão de outras instituições. Tudo isso fortaleceu a rede de contatos da empresa, essencial para o sucesso da nova identidade, além de abrir portas para a reestruturação de campanhas, criação de novas e exploração de projetos inéditos. 

O insight da apresentação de planejamento sobre a necessidade de uma aproximação com microempreendedores individuais (MEIs) e o Sebrae resultou em oportunidades como a Feira do Empreendedor, realizada em outubro de 2023. Natália não só conectou Cristhiane com Leandro Gonçalves, gestor e consultor do Sebrae, mas também ajudou a construir uma palestra marcante e a atualizar uma promoção especial para MEIs, microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs).

Por um futuro promissor

Em dezembro de 2023, Natália contribuiu para o briefing que guiou a FCS Comunicação na criação do novo nome e identidade da Domínio. Indo além, enfatizou sobre a importância da equipe interna ser a primeira a conhecer a nova marca, a Intelivo. Suas reuniões com colaboradores e pesquisas com parceiros foram cruciais para definir um mapa de stakeholders e alertar sobre a necessidade de elaborar um plano de parceria mais assertivo e eficaz.

“Depois de superar entraves, de tomadas de decisões difíceis, o céu é o limite. Há liberdade para voarem e chegarem em novos lugares com novos produtos, serviços e profissionais. Tenho certeza que será uma jornada promissora, mas também de muita cautela. De rever e ajustar processos para que tudo se encaixe perfeitamente. Vem aí um futuro brilhante. Contem comigo sempre. Gratidão por ser parte dessa história”, reflete Natália. 

A jornada de transformação da Domínio em Intelivo é um testemunho da relevância de ter pessoas comprometidas e visionárias. A transformação é um caminho repleto de desafios e oportunidades, e ter parceiros que vestem a camisa do seu negócio é fundamental para alcançar o sucesso. Agradecemos profundamente a Natália Tenuta e à NTW Comunicação por sua dedicação e visão.  

Quando a gente ama o que faz, faz muito melhor do que pode! A Intelivo está pronta para um futuro inovador, conectado e empático – e isso é apenas o começo.